Meu perfil

Minha foto
Curitiba/PR, Brazil
Ministra da Eucarístia,exerce o ministério da cura e libertação. Escritora, professora e atualmente exerce a função de técnica de enfermagem com zelo e amor ao próximo.

sábado, 28 de abril de 2012

Conversão no dia a dia

Nesta semana a liturgia nos lembra nos Atos dos Apóstolos (9, 1-20) a conversão de Paulo Apóstolo. São Paulo ou Saulo como você queira chamá-lo, pois esse era o seu antigo nome, antes de sua conversão. Jesus passou a chamá-lo de Paulo, para nos mostrar que somos pessoas novas depois da nossa conversão.
Continuando nossa reflexão com textos contidos em meu Livro Sal da Terra e Luz do Mundo conhecer um pouco mais da vida desse grande homem e de sua dedicação a Deus e como sua conversão pode ajudar a nossa. Lendo o cap. 9 no livro Ato dos Apóstolos você pode conhecer e refletir como se procedeu a conversão de Paulo e depois dessa narrativa, o grande zelo e apostolado de Paulo.
Quando temos amor, zelo e dedicação em nosso coração, em nossa vida, temos o fermento de Cristo em nossa almas, isto é ser sal da terra e luz do mundo.
Você pode estar pensando neste momento: conversão é para quem não vai à igreja, para quem rouba, mata, trai... Muitas vezes deturpamos o sentido da palavra conversão, não sabemos o seu significado, pois Jesus quer a nossa conversão diária e ela é para nós que estamos dentro e fora da igreja.
Se imagine em uma estrada dentro de um carro, e logo na frente você depara com uma placa que te orienta uma conversão, Isto é, você deve mudar de direção, pois se teimar seguindo em frente vai cair num buraco. Então, quando a sinalização pede uma conversão você obedece, assim é prudente. Assim também acontece na nossa vida espiritual, quando sentimos que devemos mudar, porque alguma coisa não vai bem, já é a mão de Deus querendo nos mudar, nos moldar, nos converter. É isso ai!
Então conversão não é apenas para aquela pessoa que achamos que é totalmente “má”, pois ninguém é totalmente bom que não há nada mais de bom que possa acrescentar na sua vida, na sua personalidade.
É por isso que eu peço e rogo todos os dias a Deus pela conversão dos pecadores, da minha família e rogo a Deus especialmente pela minha própria conversão. Qual é a sua meta? Como você vive exatamente hoje, neste momento como é a sua vida, como está ela hoje, o que você gostaria de mudar, o que não vai bem.
A vida de Saulo ou Paulo não ia muito bem, isto é, para ele a sua vida ia bem demais. Ele era fiel e zeloso na sua perseguição aos cristãos e levava à morte muitos que confessavam a doutrina de Jesus Cristo, através dos apóstolos.
Foi necessário radicalmente a intervenção de Deus. É isso que aconteceu com Saulo, como ele estava obstinado e cego, Jesus usou a linguagem que ele entendeu.
O importante não é o fato de fazê-lo cair de seu cavalo, mas sim o resultado que causou este acontecimento, que foi o arrependimento, conversão e transformação de vida, que de perseguidor, passou a evangelizador zeloso da Igreja de Jesus Cristo.
Jesus o cegou com uma enorme luz do céu, do seu poder, da sua majestade e da sua glória. Jesus deixou-o cego fisicamente para incapacitá-lo de andar sozinho, pois cego espiritualmente já estava há muitos anos.
Muitas vezes fala duramente conosco, quando estamos agindo mal, diria que Jesus nos puxa a orelha, diria mais ainda, que Jesus nos puxa o tapete. Muitas vezes é Deus nos chamando para a vida, como fez com Saulo. Pelo menos Saulo escutou a voz de Deus na pessoa de Jesus Cristo, parou para ouvi-Lo, isto é, foi obrigado a parar, ouviu, entendeu e acolheu a vontade de Jesus.
E você, e eu e nós, temos parado para ouvir a voz de Jesus quando caímos, ou na pressa do dia a dia nem paramos! E nem ao menos perguntamos assim como Saulo: “Que queres que eu faça Senhor?”. Está é uma pergunta chave que nós muitas vezes não fazemos depois de uma dor ou sofrimento.
Parece que até ouço Jesus sussurrar nos meus ouvidos quando lhe perguntamos isso:

“Seja meu servidor, filhinho. Não temas, eu estou contigo, cuidarei de ti e da tua família, vai, vai evangelizar, vai em missão, reze pelos teus irmãos, fazei a minha vontade, tornai a minha palavra conhecida. Eis que Eu os encorajo. Não temas!”

Trocando estas palavras em miúdos é como Jesus nos dissesse: “Filhinhos sede sal da terra e luz do mundo”.

Um comentário:

  1. Parabéns, por tanto esclarecimento e aprendizado da vida do Apóstolo Paulo.
    Aprendi com minha tia Maria uma das pessoas mais fiel há Deus uma frase que sempre carrego comigo: “Tudo posso naquele que me fortalece.” Era a frase que Paulo dizia nos momentos de dor e aflição.
    Quando descobrimos no olhar de Deus o amor e o acolhimento, reconhecemos naquele que nos olha o respeito por quem somos.
    Se cada um fizer um pouquinho o mundo em que vivemos será bem melhor.
    Com carinho....

    ResponderExcluir