2ª mensagem:
Queremos converter-nos e preparar os caminhos do Senhor.
A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá. Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.
Ó Deus de amor e de esperamça
abre caminhos de paz e de justiça
no futuro incerto de nossa terra
Do velho tronco da humanidade
Ele fez sair um ramo novo
No dia do Senhor
renascerá a justiça e a paz para sempre
O Senhor quer dar-nos o seu Espírito
de Sabedoria e de Inteligência,
de Conselho e de Fortaleza,
de Conhecimento e Temor de Deus
de Justiça e de Lealdade.
Senhor nosso Pai, que nas Escrituras vos revelais como Deus da paciência e da consolação, alimentai em nós os mesmos sentimentos, para que numa só alma e numa só voz glorifiquemos a vossa fidelidade como o pai Abraão e vos anunciemos como o vosso precursor João Batista.
Ele é o primeiro guia do nosso percurso até à gruta de Belém. É ele essa voz que clama no deserto, convidando-nos à conversão e à penitência, a abrir caminhos e endireitar veredas, superando as resistências e obstáculos com que os nossos corações endurecidos vão armadilhando a estrada. Assim preparamos a manifestação da glória de Deus no Seu Filho Jesus Cristo, o Bom Pastor que nos batizou no Espírito Santo. Neste clima, disponhamo-nos a acolher a Palavra de Deus, para que ela não passe por nós sem produzir fruto abundante.
O Evangelho nos mostra como forma de ser limpos e verdadeiros, não temer os inimigos e sempre dizer a verdade, foi por dizer a verdade que João Batista morreu.
É grande a utilidade que nos trazem as tribulações, o Senhor no-las envia para em seguida nos enriquecer com as melhores graças.
Oração:
Querido Deus, converte o nosso coração neste tempo de Advento, tempo propício para a conversão sincera e profunda do nosso espírito. Dá-nos a graça do dom da fé e da fortaleza para não desanimarmos e nem murmurarmos em tempos de tribulações.
Obrigado Senhor por ter nos enviado teu Unigenito Filho Jesus Cristo, para nos salvar e nos redimir de todo mal, que a luz de Cristo que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!