Este mês quero ressaltar alguns Santos da nossa Igreja Católica, que foram homens e mulheres como nós, mas souberam em tudo fazer a vontade de Deus e vivenciar os Mandamentos da Lei do Senhor.
Dia 6 de julho a Igreja celebra o dia de Santa Maria Goretti, morta aos 12 anos de idade, vítima de cruel agressão. Dela aprendemos que o homem e a mulher têm uma dignidade muito maior, muito mais sublime do que a força do instinto puramente humana. O endeusamento do prazer não percebe e nem respeita o que há de mais profundo no ser humano: sua dignidade humana e divina. Preferiu a morte a profanar o seu corpo que é o templo do Espírito Santo.
Dia 9 de julho – Santa Paulina de Jesus era imigrante italiana, mas adotou o Brasil como sua pátria, chegou aqui aos 9 anos e se estabeleceu em Nova Trento, Santa Catarina, onde está o seu santuário. Dela aprendemos saber suportar e carregar a nossa cruz, com o coração grande em caridade e zelo.
Dia 11 de julho – São Bento Abade – Pai da vida monástica ocidental. Seu exemplo conduz-nos ao serviço de Deus e a meditação da palavra. Vida de muito trabalho e caridade fraterna. Que São Bento ore e interceda por nós.
Dia 15 de julho – São Boa Ventura. Homem sábio pertencente à Ordem dos Franciscanos recebeu o título de Doutor Seráfico, homem inteligente e contemplativo. Por meio de suas reflexões filosóficas e teológicas, colaborou para resolver muitas questões complexas da nossa existência.
Dia 16 de julho – Nossa Senhora do Carmo. Virgem do Monte Carmelo, ela é a Vinha preferida do Senhor, beleza e ternura divina, presente no mundo e em cada coração humano. Recebeu das mãos de Maria o Escapulário, com a promessa de eterna salvação.
Dia 22 de julho – Santa Maria Madalena. Ao lado da virgem Maria foi uma das mulheres que colaborou com o apostolado de Jesus. Foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus e grande colaboradora da missão. Deixou a vida velha e mostrou que todos que buscam sinceramente o Senhor, encontram-no vivo e ressuscitado.
Dia 25 de julho – São Tiago Apóstolo. Era irmão de João o Evangelista. De espírito pronto e impetuoso, esteve presente em muitos momentos fortes e importantes da vida de Jesus: Como na Transfiguração do Monte Tabor e na cura da sogra de Pedro. Que possamos a seu exemplo ter Jesus sempre presente ao nosso lado.
Dia 26 de julho – Pais de Maria, a mãe de Jesus: São Joaquim e Santa Ana. Deus realiza a história da Salvação por meio dos humildes, como Joaquim e Ana. Deus em sua sabedoria divina escolhe as pessoas e elas tornam-se instrumentos de sua obra. Certamente Deus também conta conosco para muitas realizações de seu Reino. Deixemo-lo, pois, agir em nós.
Dia 29 de julho – Santa Marta, irmã de Lázaro e Maria, sempre honrava Jesus como hóspede querido. Marta é o modelo de mulher acolhedora e trabalhadora, e por isso é a padroeira dos hospedeiros. Assim, tanto na ação, como na contemplação, devemos descobrir a verdade de Cristo.
Dia 30 de julho – São Pedro Crisólogo. Foi bispo e grande pastor de seu tempo, pregador famoso e autor de sermões carregados de piedade, o título Crisólogo, significa palavra de ouro – pela eloquência e sabedoria de sua doutrina – que ele interceda por nós, para que com intrepidez e ousadia, levemos uma palavra de alento e consolo aos irmãos.
Queridos amigos do Blog, quero ressaltar aqui, a Importância de se tirar umas férias, por poucos dias que seja, não importa o mês, inverno ou calor, chuva ou sol, com viagem ou sem viagem. O importante é você se desligar um pouco do tempo e do relógio. O tempo foi feito para nós e nós é que devemos controlá-lo e não ele nos controlar, exercer domínio sobre a nossa vida, isto é perigoso.
As férias significam “a parada”, no tempo que devemos dar na nossa vida. Com as férias vem o merecido descanso que renova nossas forças, revigora o nosso animo e pode até dar um novo direcionamento em nossa vida. Com a mente descansada, sem a pressão da hora, conseguimos pensar melhor e tomar decisões mais acertadas.
Com a diminuição do trabalho, aliviamos o stress, descansamos o corpo e a mente. Dormimos mais e melhor e os sintomas do mal estar e indisposição desaparecem. A nossa vida é preciosa aos olhos de Deus e eu te digo, com férias ou sem férias, há momentos da vida que devemos parar fechar os olhos, respirar fundo e conversar com Deus, nem que seja por alguns minutos, como uma volta à calma, como um pensar profundo.
Descanse a sua mente e a sua alma em Deus. Procure ser uma pessoa paciente, equilibrada e feliz. Sorria e ame a todos, o mundo e as horas não param, mas nós devemos parar para adquirir novas forças.
Deus o abençoe! Paz e boas férias!