Meu perfil

Minha foto
Curitiba/PR, Brazil
Ministra da Eucarístia,exerce o ministério da cura e libertação. Escritora, professora e atualmente exerce a função de técnica de enfermagem com zelo e amor ao próximo.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Silêncio e Disponibilidade


Você já teve aquela impressão de que as coisas estão muito corridas? Que precisa parar um pouco e precisa colocar as coisas no lugar?
Quando isto acontece na nossa vida, precisamos parar e refixar o nosso olhar em Deus. A Igreja, na sua sabedoria, sabe que até os padres e pessoas consagradas precisam parar às vezes e por isso aconselha que, pelo menos uma vez por ano, devemos parar e fazer exercícios espirituais, com silêncio e disponibilidade que são atitudes fundamentais para bem rezar.
“Deus gosta do silêncio!”. Podemos nos espelhar na passagem de Elias na gruta, que viu passar um furacão, um terremoto e fogo, mas Deus não estava ali. Quando escutou o murmurinho de uma brisa suave, Elias cobriu o rosto, porque sabia que Deus estava presente, e aí começou a escutar a sua voz. (Cf. Rs 19). Assim também em nossa vida somos circundados por tanto barulho, tanto do lado de fora (rua, rádio, celular, TV, etc.) quando do lado de dentro (nossos pensamentos e preocupações). Muitas vezes ficamos distraídos com os “furacões”, os “terremotos da vida” e ficamos surdos à voz de Deus. Entrar no silêncio é um passo importante para nos colocarmos na presença de Deus.
A segunda atitude que Deus espera de nós é a disponibilidade, nisso Maria é o nosso grande modelo. Diante da Anunciação do Anjo Ela proclama: “Eis a Serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a sua vontade!”. É comum quando vamos rezar termos segundas intenções. Queremos resolver um problema, pedir que algo aconteça pedir pela nossa saúde, etc. A verdadeira oração é desinteressada! Precisamos ser humildes diante do Senhor, Ele sabe o que precisamos, o que necessitamos ouvir. Por isso, a melhor coisa é estar disponível para aquilo que Deus quer falar, seja o que for.
A grande tentação da nossa vida e nos acomodarmos e não sentirmos mais a necessidade de conversão, de caminhar. Por isso, essas lições não podem ficar só naquilo que passou, precisamos viver no dia a dia!
Experimentando essas atitudes de oração: silêncio e disponibilidade, vamos estar cada vez mais vivendo na comunhão que vem de Deus.

Um comentário:

  1. Paz e Benção queridos amigos do blog. Fazer silêncio exterior e interior é algo belo, grandioso e que muitas vezes tentamos e não conseguimos. A nossa personalidade é forte e muitas vezes egoísta. Achamos que silêncio é coisa de pessoas fracas, não conhecemos ainda os verdadeiros valores perante Deus. A verdadeira sabedoria está em silenciar e esperar a oportunidade certa para falar. Calar é a sabedoria sem palavras. Muitas vezes o silêncio e nossas atitudes falam mais que mil palavras. Silencie o teu coração e deixe Deus falar nele, você se encantará com o amor de Deus. Paz e bem. Abraços.

    ResponderExcluir