Meu perfil

Minha foto
Curitiba/PR, Brazil
Ministra da Eucarístia,exerce o ministério da cura e libertação. Escritora, professora e atualmente exerce a função de técnica de enfermagem com zelo e amor ao próximo.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Parábolas: Semente lançada na Terra e a do Grão de Mostarda

Para refletir, compreender e viver bem o mistério do Reino de Deus, Jesus nos apresenta no evangelho, duas pequenas, mas profundas parábolas: a da semente lançada na terra e a do grão de mostarda.

As parábolas são histórias contadas por Jesus para ilustrar seu ensinamento. Por trás delas há a idéia de que o mistério do Reino de Deus e da pessoa de Jesus é tão novo que também ele não pode manifestar senão gradualmente, e de acordo com a receptividade diversa dos ouvintes. Elas exigem sempre reflexão e uma pequena dose de criticidade.

A primeira parábola (vv. 26-29) nos remete à imagem da pequena semente lançada na terra. Esta contém em si toda a potencialidade e vivacidade. É pequena, insignificante e desprezível por si só como todo elemento da natureza; vivemos num mundo da quantificação e do engrandecimento de tudo e todos; quem hoje em dia gasta tempo e energia para olhar uma semente e dela retirar lições profundas? Jesus faz isso com grande maestria no seu tempo e nos sugere que também olhemos para a pequenez do “movimento” que Ele mesmo está iniciando: o seu Reino. Este já existe e está imperceptível a todos (donos do poder político, religioso e econômico), pois nasce com uma grande discrição diante de nós. Esta semente na terra, ou seja, no coração das pessoas, faz aparecer as folhas, a espiga e os grãos que formam a espiga. Estas são as nossas boas obras que vão se tornando presentes de modo misterioso em comunhão com a presença do Reino de Deus. São Gregório Magno diz que a semente é o nosso bom desejo por Deus; as folhas são nossas boas ações; a espiga nossa intenção no bem, e, os grãos que formam a espiga a nossa capacidade de nos mantermos no bem que é a Palavra de Deus (In Exod., II, 3,5s.).

A segunda parábola (vv. 31-32) trata do grão de mostarda que por ser a menor de todas as sementes se torna numa árvore tão grande que até os pássaros do céu abrigam sob sua sombra. Assim é o Reino de Deus: pequenino e imperceptível no início, mas expansivo e abrangente à medida que cresce e encontra espaço na vida das pessoas.

Ambas as parábolas põem claramente em evidência a inadequação e a absoluta insignificância dos instrumentos humanos, que Deus usa para realizar seu reino. Há quem espere que a chegada deste Reino será de modo triunfalista, eficiente e até “bombástico”. Jesus rompe com esta idéia e nos mostra que o seu Reino já se faz presente nas pequenas ações e atitudes de cada discípulo e cristão que se deixa transformar pela força de sua Palavra. Estas duas pequenas parábolas nos faz pensar na Igreja, continuadora da ação evangélica, como também a todos nós, discípulos de Jesus; até que ponto somos tocados por esta bela mas exigente mensagem? O Reino já se faz presente com nossas atitudes evangélicas ou ainda estamos esperando este Reino por outros meios?

Escrito por Frei André, OP

Um comentário:

  1. Paz e Benção à todos simpatizantes do Blog Sal da Terra e Luz do Mundo. É com muito carinho que procuro passar sempre mensagens de vida, luz e paz. Temos realmente sido sementes fertéis para o nosso próximo? Temos semeado amor, paz e luz na vida de nossos irmãos? Ou temos semeado a discórdia e a desunião? Pense nisso. Procuremos ser sempre sementes de uma boa evangelização que produza conversão e mudança de vida. Que essa nossa reflexão caia no seu coração e produza abundantes frutos. Abraços carinhosos.

    ResponderExcluir