Meu perfil

Minha foto
Curitiba/PR, Brazil
Ministra da Eucarístia,exerce o ministério da cura e libertação. Escritora, professora e atualmente exerce a função de técnica de enfermagem com zelo e amor ao próximo.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mês de Setembro: Bíblia

A Bíblia, Palavra de Deus escrita, sempre foi a alma da Igreja Católica, e neste mês de setembro, no Brasil já é uma tradição que seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, no dia 30 de setembro, por ele ser o tradutor dos textos originais da Bíblia em grego e hebraico para o latim no ano 384. Esta tradução ficou conhecida como a Bíblia Vulgata Latina.
Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo presente. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o Povo de Deus.
A Bíblia é uma coleção de livros catalogados e divinamente inspirados. A palavra Bíblia é originária de uma planta que nascia e crescia espontaneamente às margens do Rio Nilo, chamada papiro. E a película ou folha, tirada do caule do papiro, chamava-se bíblos, palavra grega que significa livro, e o plural é biblion, em grego significa bíblia. Portanto, Bíblia quer dizer “coleção de livros”. Era escrita em tijolos assados, em papiro, ou em pergaminhos (pele de ovelha). A Bíblia também é conhecida como "Escrituras Sagradas" e está dividida em dois grandes testamentos:
O Antigo Testamento contém 46 livros e o Novo Testamento 27 livros totalizando 73 livros.
O Antigo Testamento nos revela a Criação do mundo, as alianças que Deus fez com os homens, as profecias, a fidelidade e infidelidade do povo de Deus, e principalmente, a preparação do povo para a vinda de Jesus, o Messias.
O Novo Testamento narra desde a vinda de Jesus até por volta do ano 100 com o falecimento do apóstolo São João.
A Bíblia foi escrita em três idiomas: o hebraico para o Antigo Testamento e grego para o Novo Testamento, com exceção do Evangelho de São Mateus, que foi escrito em aramaico. Os livros são abreviados em capítulos e versículos para facilitar a escrita da citação. Ela já foi traduzida em 1685 idiomas, portanto encontra-se em todos os países do nosso planeta.

Como devemos manusear a Bíblia?
Para aprender a manusear a Bíblia, devemos antes de tudo, saber o que são capítulos e versículos. Os capítulos são as divisões que encontramos dentro dos livros, eles são representados por algarismos. Normalmente, os capítulos aparecem em números grandes. Os versículos aparecem em números pequenos e são as divisões que encontramos dentro de cada capítulo, sua função é de auxiliarmos na localização das passagens bíblicas.

“Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. (Ef 6, 17)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Terceira Palavra de Jesus no Alto da Cruz


“Mulher, eis aí teu filho. Eis aí tua mãe, ele cuidará de ti”. (João 19, 26–27)


Belíssimas palavras proferidas por Jesus, no alto da Cruz, quando as forças humanas já estavam se esvaindo. Ambos foram dóceis e obedientes. Diz a palavra, que daquela hora em diante o discípulo amado a recebeu em sua casa. Nestas últimas palavras de Jesus Cristo. Jesus tinha sido despido de tudo, inclusive de suas vestes preciosas, mas nos presenteou com o único bem que lhe restava. A sua adorada Mãe, a Virgem de Nazaré! Jesus teve a preocupação de não deixar Maria desamparada, encarregou de cuidá-la a pessoa de sua maior confiança, o apóstolo João.
Criou entre eles o maior vínculo de amor fraterno entre os seres humanos, a relação mais harmoniosa do amor maternal para o conforto de ambos. Podemos observar também que apesar do respeito que o Senhor Jesus tinha por Maria, em nenhum momento dentro do Evangelho Ele a chamou de mãe, Ele sempre a chamava por mulher. Para nos mostrar o que? Que não tinha por Ela consideração? Não a amava como Mãe? Não, Não é isso, é simplesmente dizendo que ama todas as mulheres, como ama sua mãe. Jesus naquela agonia suprema, ainda pensou em nós, com muito amor e carinho, não nos deixou órfãos, foi para o Pai, mas enviou o Espírito Santo Paráclito, o Consolador, para nos fortalecer nos momentos difíceis da vida e nos deixou como mãe nossa a mãe que para si ele escolhera; confiando-nos à sua proteção, concedei-nos que sejamos confortados ao invocá-la como mãe.
“Filho, eis aí a tua mãe”. Resta-nos apenas levá-la para nossa casa, para dentro da nossa vida e do nosso coração e deixar que lá fique para sempre e nunca mais nos abandone.
Digamos sempre: "Maria, Mãe amada, Eis aqui os teus filhos que te amam e necessitam de ti."
Maria, Mãe da Divina Graça... Rogai por nós!
Maria, Mãe Amorosa da Igreja... Rogai por Nós!
Maria, Mãe do Verbo encarnado... Rogai Por Nós!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Natividade de Nossa Senhora


A Igreja celebra a Festa da Natividade da Mãe de Deus em 8 de setembro, embora a nossa Mãe Santíssima, nas aparições em Medjugorge, desde junho de 1981, informou aos videntes que Ela nasceu em 5 de agosto.
Para confirmar a data do aniversário de Maria, existem dois fatos ocorridos no mesmo dia, que colaboram de maneira efetiva para a aceitação do dia 5 de agosto, como a data Natalícia de Nossa Senhora, tudo é por obra da Providencia Divina.
O primeiro fato aconteceu em agosto do ano 352, na cidade de Roma, com uma nevada milagrosa, no Monte Esquilino, Giovanni Patrício e sua esposa sonharam que a Virgem Maria, desejava que fosse construída uma Igreja em sua homenagem e avisou que marcaria o local, cobrindo-o com neve. No sonho, Nossa Senhora apareceu com o menino Jesus no colo, e pedia ao casal que levasse a notícia ao Sumo Pontífice.
O casal ao descrever o sonho, deixou o Papa Libério (352-366) surpreso e admirado porque ele havia recebido a mesma mensagem enquanto dormia, foram ao local indicado pela virgem e encontraram-no coberto com neve em pleno verão na Itália. Era 5 de agosto de 352. O Papa em homenagem a Mãe de Deus mandou construir a Basílica Nossa Senhora das Neves.
O segundo fato ocorreu no ano 431, quando por ordem do Papa Celestino I (422-432), foi instaurado na Ásia Menor o Concílio de Éfaso entre os dias 22 de junho e 31 de julho. Neste Concílio Ecumênico foi reconhecida e proclamada oficialmente a Maternidade Divina de Maria.
Anualmente em Roma no dia 5 de agosto, as homenagens a Nossa Senhora se renovam e se multiplicam em festas e celebrações, relembrando com entusiasmo o aniversário da construção da Basílica, um digno e precioso presente da humanidade em honra e demonstração do fervoroso amor a Nossa Senhora, na data do seu aniversário Natalício.

Oração:

Mãezinha do Céu! Mãe do Salvador! Mãe de Jesus Cristo! Mãe nossa e de toda humanidade! Roga por nós! Cuida de nós!
Dá-nos a sabedoria que tivestes para resolver com mansidão, calma e confiança cada situação difícil que a vida lhe apresenta. Assim queremos fazer, seguindo os teus passos, chegaremos até o teu Divino e Adorado Jesus, pois queremos seguir o teu conselho (Bodas de Canã) e fazer tudo o que ele nos disser.
Parabéns Maria de Nazaré! Parabéns Mãe de Jesus Cristo! Parabéns Nossa Senhora! Somos teus filhos como o teu lindo Jesus e Te amamos apaixonadamente!!!