Meu perfil

Minha foto
Curitiba/PR, Brazil
Ministra da Eucarístia,exerce o ministério da cura e libertação. Escritora, professora e atualmente exerce a função de técnica de enfermagem com zelo e amor ao próximo.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A primeira Palavra de Jesus na Cruz


Na esperança de guiar meus leitores e levá-los numa viagem para refletir e compreender o motivo pelo qual o FILHO DE DEUS entregou-se a morte de cruz escrevi meu segundo livro:
“TRANSFORMADOS PELO AMOR DE CRISTO”, essa viagem consiste em analisar cada uma das sete palavras de Cristo enquanto sofria para nos salvar. Uma vez mais a minha proposta foi a de construir um livro voltado para a evangelização, relacionando-o com as situações angustiantes, desafiadoras da fé, lembrando que a esperança é um bem precioso que aliado ao dinamismo faz o cristão buscar constantemente o Reino de Deus.

A Primeira Palavra
“Pai perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”.
Observem aqui com que amor, compaixão, misericórdia e perdão aos seus algozes, Jesus proferiu essas palavras. Foi necessário muito abandono nos braços do Pai.
Nesta hora de tristeza, mas de glória e júbilo no céu, porque os anjos celebravam a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, da escravidão e do pecado para a libertação, da salvação sobre a perdição do filho das trevas. Era o momento que jorrava do céu muita paz, amor e misericórdia, pois Jesus Cristo perdoava os seus inimigos visíveis e invisíveis uma vez que, onde há perdão, aí brilha e resplandece em todos a glória de Deus Pai.
A Bíblia narra que nesta hora os corpos de muitos justos ressuscitaram.
“Saindo de suas sepulturas entraram na cidade Santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas”. (MT 27,63).

Com isso eu quero dizer que quando perdoamos aqueles que nos ofenderam, liberamos as graças de Deus sobre nós. Vamos refletir um pouco sobre essas palavras de Jesus:
“Pai perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”.
Como está o nosso coração em relação ao perdão e a reconciliação? Estamos em débito com Deus, precisamos perdoar alguém? O nosso coração está ressentido ou magoado com alguma pessoa?
Se a sua resposta foi afirmativa, então é porque está na hora da libertação em sua vida, para que a graça possa torná-la uma pessoa feliz, abençoada e com a certeza de que esta em dia com Deus e com a consciência tranqüila na certeza da missão cumprida.
Muitas vezes nos alicerçamos em diversas razões e desculpas para não perdoar, uma delas é que Jesus é Deus, não é homem pecador como nós, por isso tem mais força para perdoar. Reflitam comigo: Jesus no seu lado humano era como um de nós sentiu as mesmas dores, preocupações e angustias perto do seu calvário chegando a dizer:
“Pai, se for possível afasta de mim este cálice”.
Orou e venceu, assim também nós, nos momentos difíceis devemos nos colocar em oração para adquirirmos as forças necessárias para enfrentarmos o nosso dia a dia.

Você entendeu o sentido da palavra Perdão?
É muito sério e lindo meditar sobre o perdão. O dom é divino, não é humano, por isso que se torna difícil para nós perdoarmos aqueles que nos ofenderam. O perdão libera a cura sobre nós, não só espiritual, mas também física.
O perdão é a porta para a reconciliação e felicidade. Não importa como pedimos perdão, qual a maneira e o jeito que o façamos. O importante é fazer.

Vamos rezar juntos:
“Deus de amor, de bondade e de misericórdia, derrame, agora, sobre nós esta graça divina de que tanto necessitamos que é o dom do perdão... Eu não sei perdoar, pois meu coração tem se mostrado pequeno, mesquinho e egoísta, mas Tu podes me dar à graça do perdão. Derrama em nós a força do amor, para que possamos amar a todos os irmãos como Tu mesmo os ama e assim perdoá-los em suas fraquezas e ofensas que nos foram cometidas, teremos mais certeza do teu perdão por nós e nos sentiremos mais felizes e amados por Ti. Muito obrigado, Senhor Jesus, pelo dom do perdão que derramas sobre nós. Amém!”

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mês de Julho: exemplo de vida e santidade

Este mês quero ressaltar alguns Santos da nossa Igreja Católica, que foram homens e mulheres como nós, mas souberam em tudo fazer a vontade de Deus e vivenciar os Mandamentos da Lei do Senhor.

Dia 6 de julho a Igreja celebra o dia de Santa Maria Goretti, morta aos 12 anos de idade, vítima de cruel agressão. Dela aprendemos que o homem e a mulher têm uma dignidade muito maior, muito mais sublime do que a força do instinto puramente humana. O endeusamento do prazer não percebe e nem respeita o que há de mais profundo no ser humano: sua dignidade humana e divina. Preferiu a morte a profanar o seu corpo que é o templo do Espírito Santo.

Dia 9 de julhoSanta Paulina de Jesus era imigrante italiana, mas adotou o Brasil como sua pátria, chegou aqui aos 9 anos e se estabeleceu em Nova Trento, Santa Catarina, onde está o seu santuário. Dela aprendemos saber suportar e carregar a nossa cruz, com o coração grande em caridade e zelo.

Dia 11 de julhoSão Bento Abade – Pai da vida monástica ocidental. Seu exemplo conduz-nos ao serviço de Deus e a meditação da palavra. Vida de muito trabalho e caridade fraterna. Que São Bento ore e interceda por nós.

Dia 15 de julhoSão Boa Ventura. Homem sábio pertencente à Ordem dos Franciscanos recebeu o título de Doutor Seráfico, homem inteligente e contemplativo. Por meio de suas reflexões filosóficas e teológicas, colaborou para resolver muitas questões complexas da nossa existência.

Dia 16 de julhoNossa Senhora do Carmo. Virgem do Monte Carmelo, ela é a Vinha preferida do Senhor, beleza e ternura divina, presente no mundo e em cada coração humano. Recebeu das mãos de Maria o Escapulário, com a promessa de eterna salvação.

Dia 22 de julhoSanta Maria Madalena. Ao lado da virgem Maria foi uma das mulheres que colaborou com o apostolado de Jesus. Foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus e grande colaboradora da missão. Deixou a vida velha e mostrou que todos que buscam sinceramente o Senhor, encontram-no vivo e ressuscitado.

Dia 25 de julhoSão Tiago Apóstolo. Era irmão de João o Evangelista. De espírito pronto e impetuoso, esteve presente em muitos momentos fortes e importantes da vida de Jesus: Como na Transfiguração do Monte Tabor e na cura da sogra de Pedro. Que possamos a seu exemplo ter Jesus sempre presente ao nosso lado.

Dia 26 de julho – Pais de Maria, a mãe de Jesus: São Joaquim e Santa Ana. Deus realiza a história da Salvação por meio dos humildes, como Joaquim e Ana. Deus em sua sabedoria divina escolhe as pessoas e elas tornam-se instrumentos de sua obra. Certamente Deus também conta conosco para muitas realizações de seu Reino. Deixemo-lo, pois, agir em nós.

Dia 29 de julhoSanta Marta, irmã de Lázaro e Maria, sempre honrava Jesus como hóspede querido. Marta é o modelo de mulher acolhedora e trabalhadora, e por isso é a padroeira dos hospedeiros. Assim, tanto na ação, como na contemplação, devemos descobrir a verdade de Cristo.

Dia 30 de julhoSão Pedro Crisólogo. Foi bispo e grande pastor de seu tempo, pregador famoso e autor de sermões carregados de piedade, o título Crisólogo, significa palavra de ouro – pela eloquência e sabedoria de sua doutrina – que ele interceda por nós, para que com intrepidez e ousadia, levemos uma palavra de alento e consolo aos irmãos.

Queridos amigos do Blog, quero ressaltar aqui, a Importância de se tirar umas férias, por poucos dias que seja, não importa o mês, inverno ou calor, chuva ou sol, com viagem ou sem viagem. O importante é você se desligar um pouco do tempo e do relógio. O tempo foi feito para nós e nós é que devemos controlá-lo e não ele nos controlar, exercer domínio sobre a nossa vida, isto é perigoso.
As férias significam “a parada”, no tempo que devemos dar na nossa vida. Com as férias vem o merecido descanso que renova nossas forças, revigora o nosso animo e pode até dar um novo direcionamento em nossa vida. Com a mente descansada, sem a pressão da hora, conseguimos pensar melhor e tomar decisões mais acertadas.
Com a diminuição do trabalho, aliviamos o stress, descansamos o corpo e a mente. Dormimos mais e melhor e os sintomas do mal estar e indisposição desaparecem. A nossa vida é preciosa aos olhos de Deus e eu te digo, com férias ou sem férias, há momentos da vida que devemos parar fechar os olhos, respirar fundo e conversar com Deus, nem que seja por alguns minutos, como uma volta à calma, como um pensar profundo.
Descanse a sua mente e a sua alma em Deus. Procure ser uma pessoa paciente, equilibrada e feliz. Sorria e ame a todos, o mundo e as horas não param, mas nós devemos parar para adquirir novas forças.

Deus o abençoe! Paz e boas férias!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Amor de Deus presente no Coração do Filho


Toda primeira sexta feira do mês se faz memória do Sagrado Coração de Jesus. Podemos dizer que é a festa por excelência, do amor de Deus presente no coração do filho, criando, perdoando, salvando e libertando.
No primeiro sábado do mês a Igreja louva Maria e seu Coração Imaculado, que fez de sua vida uma perfeita doação ao Pai. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim conforme a tua palavra”. Esta é a expressão máxima de seu amor a Deus, quando concebeu em seu ventre o Menino Jesus.
O primeiro domingo de Julho é destinado aos apóstolos Pedro e Paulo. Estas duas extraordinárias figuras do Cristianismo primitivo se fizeram colunas da Igreja de Cristo porque se entregaram ao trabalho de evangelização sem restrições.

Conhecendo um pouco a vida de São Pedro e São Paulo Apóstolos:
São considerados os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários. Pedro que tinha o primeiro nome Simão, era natural da Betsaida, irmão do apóstolo Andre. Pescador foi chamado pelo próprio Jesus e deixando tudo seguiu o Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro.

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo, natural de Tarso. Recebeu educação esmerada aos pés de Gamaliel, um dos grandes mestres da Lei da época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir, aprisionar e mandar matar os cristãos da sua época foi responsável pela morte de muitos cristãos, inclusive de São Estevão.
Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio senhor ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado (Atos dos Apóstolos, c. 9)
“Saulo, Saulo, por que me persegues. Foi tocado profunda e instantaneamente e perguntou:
- Quem és Senhor!
- Sou eu, Jesus. Por que me persegues?
Uma história de conversão, que se deve a abertura de coração de Saulo. De perseguidor dos cristãos de Jesus Cristo, passou a ser perseguido por pregar o nome de Jesus, o qual tanto perseguia. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério de falar com desassombro e poder de Jesus Cristo, tornou-se um grande missionário e doutrinador. Percorreu muitos milhares de quilómetros, anunciando de cidade em cidade o “Evangelho” da morte e ressurreição de Jesus, fundando comunidades, mantendo e encorajando seus discípulos pelas cartas que escrevia que se encontram na Bíblia Sagrada.
Paulo era, antes de tudo, um missionário: “Ai de mim, se não evangelizar!” (1 Cor 9,16)
Sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.
“São Pedro e São Paulo apóstolos! Rogai por nós!”
Que aprendamos a nos converter dia a dia, através dos exemplos de vida destes grandes apóstolos, a humildade e a reparar os nossos erros e pecados cometidos, através da caridade e da prática das virtudes, da oração e do anuncio da boa nova do Reino de Deus.

Oração
“Querido Deus, Pai de amor e de bondade, derrama sobre nós, a força e a luz do Divino Espírito Santo para podermos ser Sal da Terra e Luz do Mundo, assim como foram os mártires São Pedro e São Paulo Apóstolos. Que possamos crescer sempre mais, no ardor e zelo da fé cristã. Assim seja. Amém!”