Meu perfil

Minha foto
Curitiba/PR, Brazil
Ministra da Eucarístia,exerce o ministério da cura e libertação. Escritora, professora e atualmente exerce a função de técnica de enfermagem com zelo e amor ao próximo.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Centralidade da Eucarístia na vida cristã


Logo na quinta feira da festa da Santíssima Trindade, este ano dia 23 de junho, celebraremos a festa de CORPUS CHRISTI, a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por que e para que esta celebração?
É preciso voltar lá no Cenáculo de Jerusalém, na última Ceia, às vésperas do Sacrifício da Cruz. Jesus pega nas mãos o pão, parte e reparte com os apóstolos: "Peguem e comam, isto é o meu Corpo”! e o mesmo faz com um cálice de vinho: “Peguem e bebam, este é o Cálice do meu Sangue”! Depois conclui: “Façam isto em memória de mim”. Reparem que Ele não diz "isto significa"  ou “isto simboliza”, e sim: “isto é”! Esta afirmando a identidade perfeita entre o que Ele tem nas mãos e o seu Corpo e o seu Sangue.
Depois de Pentecostes, os Apóstolos saem primeiro em Jerusalém, depois pelo mundo conhecido de então. A fundar e espalhar comunidades, que se reúnem nas casas, para ouvir o anuncio da palavra de Jesus e “partir o pão”. Fazem o que Jesus mandou: “Façam isto (que eu acabo de fazer) em minha memória”. E dado que Jesus não veio só para as gerações de então, mas para todos os seres humanos de todos os tempos e lugares, o mandato de Jesus foi sendo transmitido dos Apóstolos para seu sucessores,depois para os outros, e para os outros, até chegar ao nosso hoje.Onde há um sacerdote, que tenha legitimamente recebido do bispo o mandato pelo sacramento da Ordem, Jesus se faz presente com o mesmo "isto é meu corpo” e “este é o cálice do meu sangue".
E como naquele tempo, também hoje a Eucaristia é o centro da vida cristã. Como naqueles tempos era da Eucaristia que provinha aos cristãos a força e a graça necessárias até para morrer se preciso fosse – como tantos de fato morreram pela fé – assim também hoje Ela é o alimento insubstituível para todo cristão, o centro necessário de toda a nossa vida se a quisermos de fato cristã. É nela e por ela que se realiza em nós a palavra de Paulo: “Eu vivo, mas não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. (...)
Quando eu recebo a Eucaristia eu me uno intimamente a Cristo. Quando você recebe a Eucaristia, você também se une a Cristo. Logo eu e você nos unimos em Cristo! Percebeu porque a comunidade (que é a Igreja) nasce da Eucaristia e com ela se alimenta. (...)


escrito por Frei Estevão Nunes, OP


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mês de Junho


Este é um mês muito significativo, pois nele se comemoram as festas juninas, quando importantes santos são lembrados e homenageados com grandes festejos: Santo Antonio, São João e São Pedro.
Santo Antônio, um dos Santo mais populares do Brasil é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos e Santo casamenteiro.

Responsório de Santo Antonio:
Se queres milagres, implora confiante de Antonio o favor: seu braço é tão forte, do erro e da morte, destrói o furor. Os mares acalma, a dor alivia em teu coração: depara o perdido, atende o pedido do moço e do ancião.
Afaste os perigos, dissipa as misérias e os males humanos; seus dons nos aponte, seus mimos nos contem os bons paduanos.
Ao Pai e ao Filho, ao Espírito Santo, Deus único bem, amor, honra e glória por todos os séculos. Amém.

Neste mês comemora-se também o dia dos namorados, e eles precisam  cultivar um amor puro, precisam acima de tudo, serem verdadeiros amigos e cultivarem os sentimentos de amor e afeto. Um amor desinteressado, onde o objetivo maior seja fazer o outro feliz, com este pensamento serão capazes de transformar a vida, de transpor obstáculos que sempre iram aparecer, operando milagres um no outro.
O namoro é o berço de uma futura família!

Oração especial para os namorados:
Querido Deus, abençoa a minha vida e a pessoa com quem eu estou me relacionando. Tenho fé e certeza que foi o Senhor, que com muito amor e carinho nos prepara para que cheguemos ao cume do amor máximo que é o casamento.
Pai querido, que eu possa fazer essa pessoa feliz, pois a verdadeira felicidade está em fazer o Ser amado feliz. Assim eu serei feliz e realizado plenamente no amor.
Ajude-me a amar e ser amado e a constituir uma família Santa como a Sagrada família de Nazaré.
Assim Seja.