Meu perfil

Minha foto
Curitiba/PR, Brazil
Ministra da Eucarístia,exerce o ministério da cura e libertação. Escritora, professora e atualmente exerce a função de técnica de enfermagem com zelo e amor ao próximo.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mês de Setembro: Bíblia

A Bíblia, Palavra de Deus escrita, sempre foi a alma da Igreja Católica, e neste mês de setembro, no Brasil já é uma tradição que seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, no dia 30 de setembro, por ele ser o tradutor dos textos originais da Bíblia em grego e hebraico para o latim no ano 384. Esta tradução ficou conhecida como a Bíblia Vulgata Latina.
Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo presente. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o Povo de Deus.
A Bíblia é uma coleção de livros catalogados e divinamente inspirados. A palavra Bíblia é originária de uma planta que nascia e crescia espontaneamente às margens do Rio Nilo, chamada papiro. E a película ou folha, tirada do caule do papiro, chamava-se bíblos, palavra grega que significa livro, e o plural é biblion, em grego significa bíblia. Portanto, Bíblia quer dizer “coleção de livros”. Era escrita em tijolos assados, em papiro, ou em pergaminhos (pele de ovelha). A Bíblia também é conhecida como "Escrituras Sagradas" e está dividida em dois grandes testamentos:
O Antigo Testamento contém 46 livros e o Novo Testamento 27 livros totalizando 73 livros.
O Antigo Testamento nos revela a Criação do mundo, as alianças que Deus fez com os homens, as profecias, a fidelidade e infidelidade do povo de Deus, e principalmente, a preparação do povo para a vinda de Jesus, o Messias.
O Novo Testamento narra desde a vinda de Jesus até por volta do ano 100 com o falecimento do apóstolo São João.
A Bíblia foi escrita em três idiomas: o hebraico para o Antigo Testamento e grego para o Novo Testamento, com exceção do Evangelho de São Mateus, que foi escrito em aramaico. Os livros são abreviados em capítulos e versículos para facilitar a escrita da citação. Ela já foi traduzida em 1685 idiomas, portanto encontra-se em todos os países do nosso planeta.

Como devemos manusear a Bíblia?
Para aprender a manusear a Bíblia, devemos antes de tudo, saber o que são capítulos e versículos. Os capítulos são as divisões que encontramos dentro dos livros, eles são representados por algarismos. Normalmente, os capítulos aparecem em números grandes. Os versículos aparecem em números pequenos e são as divisões que encontramos dentro de cada capítulo, sua função é de auxiliarmos na localização das passagens bíblicas.

“Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. (Ef 6, 17)

3 comentários:

  1. Parabéns, pela linda postagem sobre a Biblia li e aprendi muito.
    Continuem com esse blog ganhando e salvando vidas para JESUS.
    “Lembre-se das palavras de JESUS:
    "É mais feliz quem dá do que quem recebe".
    Achei genial a Bíblia online que voce colocou no BLOG.



    Com carinho Zelinda.

    ResponderExcluir
  2. Paz e Benção a todos os amigos do BLOG.
    A palavra de Deus é luz para a vida. Através dela temos a oportunidade de crescermos espiritualmente e no conhecimento das coisas Santas de Deus. Que Ela possa fazer parte da sua vida diariamente e que essa matéria sobre a Bíblia tenha servido não apenas para sua edificação pessoal, mas também para o amor a Deus e aos irmãos.
    Medite-a sempre, que a Sagrada Escritura faça parte de sua rotina diária, com zelo e carinho.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir