Meu perfil

Minha foto
Curitiba/PR, Brazil
Ministra da Eucarístia,exerce o ministério da cura e libertação. Escritora, professora e atualmente exerce a função de técnica de enfermagem com zelo e amor ao próximo.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Centralidade da Eucarístia na vida cristã


Logo na quinta feira da festa da Santíssima Trindade, este ano dia 23 de junho, celebraremos a festa de CORPUS CHRISTI, a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por que e para que esta celebração?
É preciso voltar lá no Cenáculo de Jerusalém, na última Ceia, às vésperas do Sacrifício da Cruz. Jesus pega nas mãos o pão, parte e reparte com os apóstolos: "Peguem e comam, isto é o meu Corpo”! e o mesmo faz com um cálice de vinho: “Peguem e bebam, este é o Cálice do meu Sangue”! Depois conclui: “Façam isto em memória de mim”. Reparem que Ele não diz "isto significa"  ou “isto simboliza”, e sim: “isto é”! Esta afirmando a identidade perfeita entre o que Ele tem nas mãos e o seu Corpo e o seu Sangue.
Depois de Pentecostes, os Apóstolos saem primeiro em Jerusalém, depois pelo mundo conhecido de então. A fundar e espalhar comunidades, que se reúnem nas casas, para ouvir o anuncio da palavra de Jesus e “partir o pão”. Fazem o que Jesus mandou: “Façam isto (que eu acabo de fazer) em minha memória”. E dado que Jesus não veio só para as gerações de então, mas para todos os seres humanos de todos os tempos e lugares, o mandato de Jesus foi sendo transmitido dos Apóstolos para seu sucessores,depois para os outros, e para os outros, até chegar ao nosso hoje.Onde há um sacerdote, que tenha legitimamente recebido do bispo o mandato pelo sacramento da Ordem, Jesus se faz presente com o mesmo "isto é meu corpo” e “este é o cálice do meu sangue".
E como naquele tempo, também hoje a Eucaristia é o centro da vida cristã. Como naqueles tempos era da Eucaristia que provinha aos cristãos a força e a graça necessárias até para morrer se preciso fosse – como tantos de fato morreram pela fé – assim também hoje Ela é o alimento insubstituível para todo cristão, o centro necessário de toda a nossa vida se a quisermos de fato cristã. É nela e por ela que se realiza em nós a palavra de Paulo: “Eu vivo, mas não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. (...)
Quando eu recebo a Eucaristia eu me uno intimamente a Cristo. Quando você recebe a Eucaristia, você também se une a Cristo. Logo eu e você nos unimos em Cristo! Percebeu porque a comunidade (que é a Igreja) nasce da Eucaristia e com ela se alimenta. (...)


escrito por Frei Estevão Nunes, OP


Um comentário:

  1. Paz e Benção às minhas queridas amigos do bog:
    Zeila e Patrícia e todos os leitores e seguidores do blog. Jesus deve ser o àpice e o centro da nossa vida e falar de eucarístia que é vida e força para mim e deve ser para todos, pois é um pedido do próprio Jesus, esta deve ser a nossa meta: falar de Jesus eucaristico e procurar fazer as suas obras. Fiquem bem e em paz no coração de Jesus. Abraços.

    ResponderExcluir